A Feira do Livro do Funchal, que decorreu entre 24 de março a 2 de abril, "foi um sucesso", enalteceu esta manhã a Câmara Municipal do Funchal em comunicado.
Num questionário realizado pela autarquia, os livreiros, alfarrabistas e editores participantes nesta 49.ª edição da Feira do Livro destacaram o aumento do número de visitantes, assim como o nível de vendas, que teve "uma subida generalizada, face à ultima edição", refere a edilidade.
"O local onde decorre a Feira, a programação da Feira, o horário de funcionamento, o apoio da organização, a afluência de público foram os aspetos mais valorizados pelos livreiros, alfarrabistas e editores", acrescenta.
Recorda o município que esta também foi a maior edição de sempre em termos de apoio à edição de novos livros, com a realização de 11 lançamentos de livros, sendo sete deles apoiados pela Câmara Municipal do Funchal. Participaram no programa mais de 250 pessoas e 120 eventos, numa programação pensada para todas as idades e com maior diversidade cultural. Pela Avenida Arriaga, ao longo de dez dias, passaram concertos, sessões de autógrafos, oficinas, conversas, lançamentos de livro, espetáculos, animação de rua e outras iniciativas.
Redes sociais da Feira do Livro com 77 mil visualizações
A organização avança ainda que o digital também "desempenhou um papel muito relevante na distribuição do conteúdo e cobertura do evento", com 77 mil visualizações na página do FB da Feira do Livro.
As novidades de participação por parte dos editores, livreiros e alfarrabistas foi a estreia da participação das Letras Lavadas dos Açores, da PSP e do Alfarrabista Manuel Fernandes na Feira do Livro do Funchal. Além disso, a Feira teve um novo stand dedicado ao livro de artista e edições independentes onde 16 artistas e três instituições tiveram oportunidade de participar de forma aleatória.
A organização da Feira do Livro é integralmente realizada pela Câmara Municipal do Funchal, num investimento de cerca de 135 mil euros.
Catarina Gouveia