MADEIRA Meteorologia

Câmara de Lobos lança 5.º volume de contos do prémio literário João Augusto D’ Ornelas

Data de publicação
29 Setembro 2025
14:04

O salão nobre da Câmara Municipal de Câmara de Lobos acolheu, hoje, a cerimónia de entrega da 5.ª edição do prémio literário João Augusto d’ Ornelas. Na oportunidade, foram também apresentados os contos vencedores no 5.º volume da coleção dedicada a este galardão.

Sónia Pereira, presidente da Câmara de Câmara de Lobos destacou que o prémio literário é hoje uma referência na promoção da literatura em língua portuguesa, valorizando a criação artística e mantendo viva a memória de um escritor que marcou o seu tempo e cuja obra permanece atual.

O primeiro prémio foi atribuído à obra ‘O Vinho que inspirou Camilo’, da autoria de Maria Helena Corado, residente em Lisboa mas natural da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. A vencedora não pôde estar presente na cerimónia, mas fez-se representar pela sua amiga Chinha Morna, que transmitiu uma mensagem da autora, de agradecimento e reconhecimento ao município pela instituição do prémio. O conto vencedor foi contemplado com a publicação do mesmo e um prémio monetário de 2000 euros.

O segundo prémio distinguiu a obra ‘Um brinde mais apenas’, de Gabriel José Sá Fernandes, e o terceiro prémio coube a ‘A vinha dos lobos’, de Dina Maria de Almeida Tomé. Ambos os contos também fazem parte da compilação e foram comtemplados com um prémio monetário de 700 e 300 euros, respetivamente.

A edição de 2024 reuniu, segundo o Município câmara-lobense, 57 candidaturas oriundas de várias regiões do país, “sinal claro da vitalidade e do reconhecimento que o prémio tem vindo a conquistar ao longo das suas cinco edições”.

Com este novo volume, passam a estar publicados em livro 15 contos, todos evocando o Estreito de Câmara de Lobos e o vinho Madeira como marcas identitárias e fonte de inspiração literária.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
4/02/2026 08:00

Somos confrontados diariamente com a realidade da vida, a sua fragilidade, com a existência de um trajeto finito temporalmente.

As notícias são profícuas...

Ver todos os artigos
Investigador na área da Educação
2/02/2026 07:40

A adesão de Portugal à então CEE em 1.1.1986 é considerada um marco histórico, que transformou o país nos últimos 40 anos celebrados em 2026.

A importância...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual considera ser a melhor utilização futura para o edifício do Hospital Dr. Nélio Mendonça?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas