A Banda da Associação Recreativa de Nossa Senhora de Fátima do Arco de São Jorge comemorou o 92.º aniversário no passado dia 13 de outubro, mas as celebrações decorrem este fim-de-semana.
Sábado, o programa inicia-se pelas 13h00 com a interpretação do hino à porta da Igreja. Segue-se, pelas 13h30, a saída pelos sítios para cumprimentar famílias, sócios e simpatizantes e recolha de ofertas para o bazar. Das 20h00 às 22h00, há convívio e animação musical pela própria banda no adro da Igreja.
No domingo, o programa das celebrações inicia-se às 15h00 com a missa seguida de procissão com Nossa Senhora de Fátima, seguindo-se, pelas 16h00, a sessão comemorativa do aniversário e cantar dos parabéns, noa dro da igreja.
A partir das 17h00 realiza-se a arrematação das ofertas, cujas receitas reverterão para a aquisição das novas fardas da agremiação.
Entre as 20h00 e as 22h00 a animação musical será assegurada pela banda. Em ambos os dias o encerramento das festividades está previsto para as 00h00.
Segundo Sónia Pedro, presidente da Direção, “a banda tem atualmente cerca de 20 elementos e uma escolinha de música com outros seis elementos, sendo que o recrutamento de novos elementos para as suas fileiras é uma das dificuldades da banda que, várias vezes, tem de recorrer a outras bandas para recrutar elementos para as suas atuações”.
Questionada sobre o melhor presente que a banda poderia receber neste aniversário, Sónia Pedro aponta a um novo bombo:
“Precisamos de um bombo de um tamanho inferior ao que temos porque a nossa executante tem dificuldade em transportar e tocar neste bombo. Já andamos a ver preços e ronda os 400 euros. Esta seria, de facto, o nosso melhor presente até porque é a nossa grande necessidade de momento”.