A Associação Avesso vai assinalar o Dia Mundial do Teatro, que se comemora este sábado, dia 27, com a disponibilização de pequenos vídeos (09h00, 11h00 13h00, 15h00), e ao final do dia (19h00) será exibida a última produção do Teatro do Avesso: Vórtice.
Esta foi a forma encontrada "para fazer face ao momento em que vivemos, de não deixar passar em branco esta data que nos é a todos tão importante", como explica a associação em nota enviada à imprensa.
Idalina Brito, Marta Garcês, Beatriz Mendes e Filipe Gonçalves responderam ao desafio e serão eles a interpretar os vários textos.
Filipe Gonçalves interpreta um excerto da obra "Os anjos não têm asas", de Ruy de Carvalho, com Paulo Mira Coelho.
Beatriz Mendes acedeu ao desafio de colocar em palavras os sentimentos sobre a sua grande paixão: o Teatro. "Os sonhos também se realizam" aborda as desilusões, as dificuldades, e a vontade de continuar.
"Um palco, várias vidas", com texto e interpretação de Marta Garcês, fala-nos da identidade ou identidades que enfrenta o actor e da magia que acontece quando se pisa o palco.
Idalina Brito dá voz ao texto "Comes the Dawn", de Veronica A. Shoffstall escrito no seu livro de formatura em 1971. Contudo, este texto é divulgado (erroneamente) como sendo de William Shakespeare embora não exista nem uma única frase desse texto nos seus trabalhos. Com o tempo tem sido modificado, quer com acréscimos, cortes ou alterações, e tem versões em várias línguas. Uma reflexão sobre a vida.
Redação