O início de 2026 marca a primeira atividade artística de inspiração feminista da associação cultural e artística ARTE.M, sediada na Madeira, no âmbito do programa Erasmus+.
A iniciativa decorre no contexto do projeto ADU Rococo – ‘Raise of Competence and Collaboration’ e envolve a colaboração da associação polaca KobieTV Łódź, reunindo mulheres de zonas rurais da Polónia. O projeto conta ainda com a parceria do ARTHub Madeira e do Art Center Caravel.
Segundo a diretora artística da ARTE.M, Svetlana Azernikova, “o projeto começou com sessões de arteterapia, focadas em colagens artísticas e fotografia criativa, utilizando a arte como ferramenta de autoexpressão, empoderamento feminino e aprendizagem ao longo da vida”. Muitas das participantes vivem a sua primeira experiência internacional, fortalecendo a confiança pessoal e o envolvimento comunitário, acrescenta.
Segundo nota de imprensa, o programa inclui também visitas a organizações parceiras da ARTE.M, como a UMAR, reforçando “a ligação entre arte, direitos das mulheres e participação ativa na sociedade.”