O Art Center Caravel (Madeira), em colaboração com a ARTE.M – Associação Artística e Cultural, inicia um novo projeto europeu Erasmus+ dedicado às práticas ecológicas no setor criativo desde as artes visuais à fotografia, música, dança e gestão cultural.
O projeto desafia uma pergunta simples e urgente: ‘Quão sustentáveis são os profissionais criativos nas suas práticas de trabalho e na sua vida quotidiana — e será isso realmente possível?’.
O projeto ART FOR EARTH – Culture for a Green Future coloca a arte e a cultura no centro da transição sustentável, promovendo a reflexão crítica, mudança de hábitos e ferramentas práticas para uma criação mais consciente.
A primeira fase do projeto começa com uma pesquisa internacional sobre hábitos e práticas sustentáveis de pessoas criativas artistas, fotógrafos, músicos, performers e profissionais culturais. O objetivo é mapear comportamentos reais, desafios e soluções já existentes no terreno criativo.
O Art Center Caravel convida toda a comunidade criativa da Madeira a participar no inquérito através do link https://forms.gle/DBDvuwKahxBva3JAA
As respostas serão fundamentais para o desenvolvimento das próximas etapas do projeto.
O projeto é desenvolvido em parceria com as organizações polacas Muzo Studio e Herbateka Foundation, reunindo experiência nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade.
As próximas fases incluem um treino internacional na Madeira com um grupo de 10 profissionais criativos (músicos, fotógrafos, artistas e gestores culturais); participação num eco festival na Polónia e a criação de um e-book de ferramentas práticas com eco práticas diárias para profissionais criativos.
Este projeto reforça o papel da cultura como motor de mudança e convida a comunidade artística a repensar materiais, processos e hábitos porque a criatividade também pode ser sustentável.