Maria Inês Vieira Ornelas, a aluna de acordeão "superpremiada do Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira, continua focada em conquistar troféus". S
egundo nota de imprensa do Conservatório, no passado mês de março, e sob a orientação do professor Slobodan Sarcevic, a aluna participou em três concursos, em Inglaterra, Polónia e Ucrânia, todos com eliminatórias à distância, e foi premiada, uma vez que alcançou as pontuações mais altas de entre todos concorrentes.
No 3.º Festival Internacional de Acordeão organizado pela British College of Accordionists, na Inglaterra, Inês Ornelas participou e venceu na ‘categoria C’ (até aos 15 nos de idade), com a pontuação de 97.5 pontos em 100 disponíveis.
Nas redes sociais desta organização, a aluna foi particularmente destacada visto que a pontuação que obteve foi a mais alta, de entre todos participantes desta edição.
Na Polónia, o I Mi?dzyszkolny Konkurs Akordeonowy - Bach na akordeonie (1.º Concurso Interescolar de Acordeão - Bach on the Accordion) que decorreu na cidade Opole, procura aumentar o interesse dos jovens intérpretes pela música de J. S. Bach elevando o seu nível performativo no campo da música polifónica. A Inês participou com o ‘Prelúdio’ e ‘Fuga em F maior’ deste compositor, vencendo na 3.ª categoria e nomeada vencedora absoluta desta edição, obtendo a pontuação máxima de 25 pontos.
Já na Ucrânia, a organização do ‘International Festival-Competition of Bayanists, Accordionists and Ensembles «Modern Rhythms»’, decidiu realizar o concurso procurando dar alguma normalidade às suas vidas nestes tempos difíceis. A Inês participou na ‘Categoria IV - alunos de colégios e escola especiais de artes’ e venceu-a com a pontuação de 24,1, em 25 pontos máximos.
Maria Inês Ornelas iniciou os seus estudos musicais no acordeão aos 7 anos de idade e finalizou, em 2022, o Curso Básico de Música no Conservatório. Atualmente, frequenta o 1.º ano do Curso Profissional de Instrumentista, na mesma instituição, sob orientação do professor Slobodan Sarcevic. A partir do ano letivo 2020/2021 (ano em que se viviam os efeitos da Covid-19) aceitou o desafio do seu professor em participar nos concursos de acordeão. Desde essa data, foram 18 os troféus que arrecadou, 15 deles correspondentes a 1.º lugar.
Paula Abreu