MADEIRA Meteorologia

"A IA e a realidade aumentada transformarão muito do que é a experiência tradicional" nos museus, considera Eduardo Jesus

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Outubro 2023
12:36

"A Inteligência Artificial (IA) e a realidade aumentada transformarão muito do que é a experiência tradicional e clássica da visita ao museu". A consideração é de Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultural, o qual esteve presente, hoje, na sessão de abertura ‘V Encontro de Boas Práticas Museológicas’, que este ano decorre sob a temática ‘O Museu e os seus Públicos’.

Um assunto que entende ser, aliás, de "uma atualidade extrema". "É um tema que merecerá, naturalmente, muita reflexão durante este encontro, mas que não vai dispensar a introdução da tecnologia nesta relação com o público. A Inteligência Artificial (IA) ou a realidade aumentada transformarão muito do que é a experiência tradicional e clássica da visita ao museu", notou.

Nesse sentido, o governante reconhece que existem, de facto, "grandes desafios", sendo para isso necessário saber coabitar com eles, sem perder o essencial e a razão da existência do museu. "Sendo tendências incontornáveis na nossa sociedade, temos de saber tirar o melhor proveito das mesmas e, através da IA e da realidade aumentada, conseguirmos aquele que é o nosso grande desejo que é alargar os públicos e democratizar o acesso a todo o museu", sustentou.

A título informativo, o titular da pasta da Cultura mencionou ainda o facto de, em 2022, os museus da Região terem registado 285 mil entradas. "Nós somos 254 mil pessoas na Madeira. Portanto, visitaram mais os museus do que a população da Madeira. Muitos deles são visitantes, mas essa também é a função dos museus. Isso expressa bem a dinâmica e o interesse da oferta cultural da Região", frisou.

Eduardo Jesus destacou ainda o facto de ser a primeira vez que este evento ocorre na Madeira, havendo já a perspetiva de ir para Canárias no próximo ano. "Nós, ilhéus, sempre que nos chegamos conservamos o nosso atraso. Sempre que nos abrimos conseguimos momentos de desenvolvimento. Tem sido assim ao longo da nossa existência com os vários ciclos económicos que trouxeram, também, vários ciclos culturais importantes da nossa história e, por isso, é bom reter que esta capacidade de cooperação e troca de experiências e do acumular de conhecimento que vamos tendo da realidade de cada um dos arquipélagos vai nos permitir avançar mais", afiançou.

O evento, em que a Madeira é anfitriã, decorrerá nos auditórios do Museu da Eletricidade - Casa da Luz, nos dias 26 e 27 de outubro, e do MUDAS - Museu de Arte Contemporânea da Madeira, no dia 28 do corrente mês. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (Madeira), da Direção Regional de Assuntos Culturais (Açores), do Centro de Humanidades da Universidade dos Açores e Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores.

O Encontro reúne especialistas de três regiões da Macaronésia (Açores, Canárias e Madeira) e do Continente português que, ao longo de três dias, abordarão questões relacionadas com os museus das respetivas localidades.

Eduardo Jesus teceu ainda uma palavra de enaltecimento ao diretor regional dos Assuntos Culturais dos Açores, Duarte Chaves, o qual é "a prova viva da cooperação entre os arquipélagos" que, embora seja madeirense, exerce a sua atividade profissional nos Açores.

"Tem havido ao longo destes anos, desde 2015, algumas jornadas do Atlântico, são ao fim ao cabo encontros entre o governo dos Açores e o governo da Madeira para debater assuntos de interesse comum. Na área da cultura, foram onde se registaram as maiores concretizações. Os protocolos que celebrámos na área da cultura foram aqueles que tiveram mais evidência pratica, o que significa que estamos no universo certo para atrair as atenções dos outros responsáveis das outras áreas para seguir o nosso exemplo", concluiu.

Bruna Nóbrega

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a marcação de eleições diretas no PS-M?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas