MADEIRA Meteorologia

18.º Encontro de Folclore do Porto Santo com quatro grupos e mais de 120 elementos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Agosto 2022
13:04

Vinte anos depois, apesar do interregno causado pela pandemia, decorrerá já no próximo sábado, dia 20 de agosto, o 18.º Encontro de Folclore do Porto Santo e 7.º Internacional, que conta este ano com quatro grupos e mais de 120 elementos, num retomar das atividades desenvolvidas pela freguesia.

Note-se que, desde 2002, que a Junta de Freguesia e o Grupo de Folclore do Porto Santo organizam ‘Encontros de Folclore’ na Ilha Dourada.

No que concerne aos grupos participantes, além do anfitrião Grupo de Folclore do Porto Santo - com perto de 20 elementos -, o evento contará com a presença do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Porto Moniz - com cerca de 30 pessoas - e o Grupo de Folclore da Casa do Povo da Camacha - com aproximadamente 25 elementos.

Do continente, vem o Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo, que se desloca desde Aveiro - com mais de 40 elementos - e, de Espanha, participa o Grupo Folclórico ‘El despertar Cedillo- cerca de 30 participantes.

A presidente da Junta de Freguesia do Porto Santo, Maria Melim, está convicta de que este será um espetáculo "deslumbrante", que reavivará as memórias de outrora e trará outras tantas para recordar.
Note-se que, nos dias posteriores ao evento, dia 21 e 22, decorrerão as habituais atuações com o público a rodear os grupos, num espetáculo mais intimista no centro da cidade.

Assim sendo, dia 21 de agosto, domingo, o Grupo Espanhol irá atuar pelas 21h30 no Largo das Palmeiras, em frente à Igreja da matriz. No dia 22, segunda-feira, o Grupo de Aveiro atuará na Praça do Município, também pelas 21h30.

"Há que manter os costumes e as tradições, pois são características que nos diferenciam uns dos outros e demonstram a complexidade da vida em sociedade. Por isso, aproveito o momento para convidar toda a população e os nossos turistas, a desfrutarem de tudo o que este evento proporciona e em especial, por ser diferente daquilo que podemos ver na ilha, vivenciarem as atuações dos outros 4 grupos que trouxeram à ilha dourada mais de 120 elementos para demonstrar as suas raízes e a sua cultura", rematou a presidente da Junta.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Presidente da APMM - Associação de Promoção da Macaronésia da Madeira
16/06/2025 03:30

Cada vez mais se ouve falar da Macaronésia (e, felizmente, não tanto de “Macarronésia”), em conferências discretas, cimeiras internacionais, exposições,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual é a expetativa que tem para o Orçamento Regional para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas