MADEIRA Meteorologia

50 anos do 25 de Abril assinalados com exposição e mesa-redonda

Data de publicação
13 Junho 2024
10:27

No âmbito das Comemorações da Revolução de Abril de 1974, a Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), associa-se a esta efeméride com a divulgação da sua Coleção de folhetos Políticos (CFOLP).

Assim, amanhã, dia 14 de junho, às 17h30, abre ao público a exposição “50 Anos da Revolução de Abril na Madeira: Um percurso pela Coleção de Folhetos Políticos do Arquivo e Biblioteca da Madeira”, com a presença de Eduardo Jesus.

Conforme informa uma nota enviada à redação, segue-se uma mesa-redonda no auditório do Arquivo e Biblioteca da Madeira (ABM), que promoverá o debate em torno deste tema e da coleção de folhetos.

A conversa será moderada por José Vieira Gomes, diretor de serviços de Gestão e Tratamento de Arquivos da DRABM e terá como convidados os investigadores Paulo Rodrigues, Bernardo Martins e Fernando Pimenta, além da bibliotecária do ABM, Patrícia Velosa.

A Coleção de folhetos Políticos reúne um total de 1.233 folhetos descritos e digitalizados (4.305 réplicas digitais) de natureza política, propagandística e de divulgação de atividades desenvolvidas no arquipélago da Madeira por uma série de coletividades pró-independência e/ou pró-autonomia, bem como por movimentos operários, sindicais, estudantis e partidários, durante o conturbado período político-revolucionário subsequente à Revolução dos Cravos de 1974 e até 1980.

O acervo contempla ainda um restrito número de 6 folhetos, com data de produção anterior a 1974, sendo o mais antigo datado de 1929.

É de salientar que se encontram extintas muitas das organizações presentes nesta coleção, enquanto outras naturalmente se mantêm ativas.

A exposição ficará patente no átrio do ABM até ao final de outubro.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vence o Campeonato Europeu de Futebol?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas