MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

DO FIM AO INFINITO

21/01/2022 08:00

Sozinhos. A frase é assim: Vivemos como sonhamos - sozinhos. É de Joseph Conrad em ‘O Coração das Trevas’, para mim um dos melhores livros de sempre. Eu acredito nisto. Tudo em mim é um negócio solitário. Sinto-o como sinto a água que bebo, a água que sou. Descontando o corpo, o resto de mim é matéria onírica. Ou seja, solidão.

- Não percebo o que dizes!

- Tás tonto!

- Isso não é nada assim!

- Estás complemente errado!

Este é o tipo de reação que obtenho dos outros quando partilho e defendo a posição. Nunca ninguém concorda comigo. Mas eu insisto:

- Vivemos como sonhamos - sozinhos.

Já o disse nos dois hemisférios, em várias épocas da minha vida, em lugares tão distantes de casa como na Terra do Fogo, no Tibete e nas montanhas da Alta Zambézia. Houve sempre muita discussão e argumentação, muita filosofia e muita poesia, muita persistência, muita existência, muitos copos pelo meio e muita gargalhada também. No fim, acabo sempre como no princípio - sozinho. E os outros também.

Uma vez, contudo, em Moçambique, contaram-me uma história por causa disto que eu achei exemplar.

Havia um gajo que, de repente, começou a viver num mundo onde não havia nada, nem tempo, nem espaço, nem movimento, nem sequer pensamento. Ou seja, ficou abobalhado. Os amigos meteram-lhe na cabeça que a mulher o tinha enfeitiçado - coisa muito comum em África - e aconselharam-no a consultar um curandeiro famoso que vivia no mato.

Era um velho esquelético, cego do olho direito, a quem chamavam Sombra, porque estava sempre a recitar esta frase em jeito de oração: A sombra do teu corpo é o corpo da tua alma. E, como uma sombra, ele assomou à porta da palhota. Agachou-se e ficou sentado sobre os calcanhares. Depois disse:

- Aproxima-te.

O homem aproximou-se e disse:

- Quero saber quem me fez mal.

O velho foi dentro e voltou com um saco de plástico preto e uma tigela com um líquido branco. Tomou um golo e soprou-o súbita e inesperadamente contra a cara do homem, que logo se sentiu humilhado, atarantado e estuporado. Depois alisou o chão com o pé descalço, meteu a mão no saco e lançou uma série de pedrinhas coloridas, ossinhos, sementes, dentes de animais e de gente, raminhos, folhas secas. Ficou a olhar para aquilo com o seu olho bom, sábio e profundo. E disse:

- A tua vida é uma gaiola.

O homem ficou desapontado e mais ainda quando o curandeiro acrescentou:

- Ninguém te fez mal.

- Como assim?! - Disse o homem.

O velho compreendeu a sua desilusão e prontificou-se para analisar melhor a situação. Mirou e remirou as coisas que tinha atirado. Murmurou palavras incompreensivas. Demorou-se. Demorou-se. A seguir foi tomado por um arrepio e disse:

- Andas a fazer mal a ti próprio.

- E a minha mulher? - Quis saber o outro.

O curandeiro respondeu com firmeza:

- A tua mulher não te fez mal.

O homem retorquiu:

- Quero ter proteção.

E o velho ripostou:

- Faço proteção contra o mal que vem de fora, não contra o mal que vem de dentro.

O homem baixou os braços, o corpo inteiro e o espírito também.

- O que devo fazer? - Perguntou.

O velho disse:

- A sombra do teu corpo é o corpo da tua alma.

Aqui, o homem ficou irritado e apeteceu-lhe estraçalhar o curandeiro, porque percebeu que aquilo era o mesmo que dizer "Vai-te embora e desenrasca-te", mas não teve coragem de lhe fazer mal. Ainda assim, antes de se retirar, provocou-o:

- Já agora, onde é que o corpo da minha alma faz sombra?

O velho ficou calado e o homem sentiu-se feliz por isso. O orgulho começava a regressar pouco a pouco ao seu coração. Levantou-se e virou costas, mas logo ouviu a voz do feiticeiro atrás de si:

- Faz sombra na tua vida.

Eu fiquei fascinado com esta história e pensei que, de facto, vivemos como sonhamos. Não me perguntem porquê. Não sei explicar. Seja como for, estou sempre sozinho quando sonho. Aqui ou no fim do mundo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas