MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

19/09/2021 07:00

Recebi um grande alerta de um jovem guia de Belém que, várias vezes, nos conduziu através das ruelas, santuários e Campo dos Pastores e, neste difícil momento do Corona Vírus, se encontra com a comunidade católica, ortodoxa e muçulmana quase abandonada, porque, quando foi dividido o território de Belém, a comunidade humana foi integrada na zona da Palestina, com um muro de separação ao longo da fronteira com Israel. Não se pode falar de uma ausência de Belém numa peregrinação de cristãos, como da ausência de Judeus no sul, no Hebron, onde viveu Abraão e sua esposa Sara, e estão sepultados os patriarcas e matriarcas bíblicos. O povo judeu também não esqueceu a risonha e movimentada Cidade onde nasceu o Rei David e o nosso adorado Filho de Maria, Jesus, nem esquecer o cântico dos anjos anunciando aos pastores: "Nasceu-vos hoje na cidade de David um Salvador, que é o Cristo, o Senhor.2 (Luc. 2, 10).

Antes da covid, as dificuldades de comunicação já estavam em parte resolvidas, porque todos precisavam de peregrinos, e a convivência era agradável e benéfica entre todos. Há dois anos, devido a Jerusalém ter os hotéis completos, o nosso grupo de madeirenses foi alojado num hotel moderno em Belém, as comunicações tornaram fáceis e até rápidas. Como sobreviver agora?

Vive-se ajudados pelas organizações dependentes da criatividade dos cristãos, continuando a trabalhar com os ramos de oliveira cortados por ocasião das podas, onde artistas de alto nível e, outros com menor capacidade, trabalham em suas casas criando figurinhas de presépio que são colocadas em cooperativas, formas muito práticas que os padres franciscanos da Terra Santa ajudam a dar trabalho aos mais jovens, para não caírem na tentação de emigrar, de maneira que os santuários mais santos do cristianismo, não sejam visitados apenas pelos turistas e peregrinos estrangeiros. As ofertas da Semana Santa para os lugares santos, ajudam estas comunidades que, já no tempo de São Paulo, ele que evangelizava nas cidades ricas do Império Romano, atendia ao pedido de São Pedro para não esquecer os pobres, o mesmo que os judeus já faziam tanto para o Templo de Jerusalém, como o nosso Padroeiro São Tiago Menor, insiste

tanto na sua carta.

Pela experiência que tenho das agradáveis e salutares visitas à Terra Santa, as crianças e jovens, geralmente, não pedem ofertas aos turistas, mas apresentam postais, objetos de presépios, pastorinhos de Natal, para venderem. Certo é que, também alguns adolescentes, principalmente árabes, têm uma grande habilidade em retirar a bolsa

aos peregrinos mais desatentos, mas depois dizem ao guia do grupo para lhe darem uma oferta pela sua habilidade em enganar e viver dessa arte!

Belém, tem muitos recantos e encantos para visitar e orar, para além da Basílica da Natividade, como no Campo dos Pastores, onde, ainda hoje, encontramos grutas

onde se resguardavam as ovelhas que, nos tempos dos bizantinos, foram

transformadas em mosteiros, capelas, eremitérios, notando-se no chão os mosaicos simples, mas emocionantes, de multidões que aqui vieram viver, como São Jerónimo, em Belém, para estudar e traduzir a Bíblia, chamada a Vulgata, ou então, como a grande Santa Melania que, sendo herdeira da família mais rica de Roma, foi dividindo a sua fortuna para santificar-se, viver pobre, fundando mosteiros, e ajudando eremitas, sendo conhecida como "A Benefatrice" (a Benfeitora).

Não longe de Belém, os peregrinos descobrem um monte chamado Herodion, o único nome que resta do mais violento, assassino e génio construtor que mandou matar os meninos de Belém, para atingir o Menino que a Virgem dera à luz e fora levado por José e Maria para o Egito, à ordem de um anjo.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas