MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Bispo Emérito do Funchal

2/02/2021 08:00

A diocese do Funchal celebra este ano 500 anos do seu Padroeiro São Tiago Menor, primeiro Bispo de Jerusalém. Na lista dos Doze apóstolos encontramos dois nomes semelhantes, os filhos de Zebedeu Tiago e João, a quem Jesus chamou de Boanerges, que significa "filhos do trovão," e outro Tiago filho de Alfeu, da família de Jesus. As notícias transmitidas pelo Novo Testamento sobre este apóstolo não são abundantes, principalmente tendo em conta a sua família, parentela, e a sua missão como bispo de Jerusalém. Apesar disso o que nos foi transmitido é suficiente para termos uma ideia sobre a grandeza moral e a importância que teve na Igreja das origens, tanto no chamado Concílio de Jerusalém (A.Ap.15,4-21) como nas relações na ajuda a Paulo de Tarso quando visitou o Templo de Jerusalém e foi preso por ter sido descoberto por um grupo de gregos que o conheceram na Ásia Menor e foi considerado traidor à causa do judaísmo. ( A.Ap.21,17 e ss.)..

Os evangelhos dão-lhe o nome de Jacob, tendo a tradução francesa optado por Jacques, a italiana por Giacomo, a alemã por Jakobus e a portuguesa por Tiago. Deveria ser natural de Nazaré ou de alguma cidade vizinha, como Séforis onde, segundo a tradição dum livro apócrifo, era a terra de São Joaquim e Santana.

Quando Jesus regressou do vale do Jordão após o batismo de João Batista e a manifestação da Teofania que O apresentou como: "Este é o meu Filho muito amado no qual pus as minhas complacências", veio provavelmente para Nazaré, pois ali estava a casa onde vivera com a sua família, num certo momento a sua presença provocou uma certa tensão. Jesus já não era aquele operário que os seus conterrâneos tinham conhecido. Quando falava de Deus, Ele transformava-se e até pretendia curar os doentes e expulsar demónios; os seus conterrâneos ficavam perturbados, os amigos e amigas da infância não queriam acreditar no que viam, conheciam a sua família, os seus irmãos ou primos, eram Tiago e José, Simão e Judas, as suas irmãs estavam todas em Nazaré, a sua mãe era Maria e Ele o filho do carpinteiro (Mat. 13,55), donde lhe vinha tanta sabedoria e poder de curar enfermos? Ficaram todos boquiabertos!

Jesus abandonou a sua terra e foi para Cafarnaum e arredores, onde começou a chamar os primeiros discípulos afim de o acompanharem para a missão e projeto que tinha dentro de si após o batismo no Jordão. Começou por chamar alguns discípulos, uns mesmo da sua família, o Tiago que conhecera desde jovenzinho, muito piedoso, calado, amigo de frequentar a sinagoga, ler a Bíblia e observar os mandamentos, além do Simão e do Judas (Mt. 13, 55). A outros, Jesus foi arrancá-los do seu trabalho como a Pedro e seu irmão André, de uma forma radical foi com o senhor Zebedeu que teve de ficar só com as redes e assalariados e levou-lhe os dois filhos, Tiago e João, dois rapazes espertos e promissores (Mt. 10,2-4). Outros ofereceram-se para ficar com Ele, quase todos vieram da Galileia, só um homem(ich) veio do sul, de uma aldeia chamada Kariot, cujo nome era Judas, que não suportava os romanos a comandar a sua terra e procurava um chefe que os expulsasse para fora da Palestina.

Quanto às mulheres, algumas sentiram-se atraídas pelo seu carisma, bondade, milagres e poder carismático. Tiago e João vieram com sua mãe Salomé, Tiago, o Menor e Joset eram acompanhados por sua mãe Maria. Ao passar pela grande e rica cidade de Migdal curou uma mulher de nome Maria, com muitas doenças, que se ofereceu para segui-Lo. O grupo formou-se por iniciativa do Mestre, o convite era decisivo, sem muitas explicações, não lhes apresentava programa, aprenderiam tudo junto d’Ele. Jesus impelido por uma paixão pelo Reino de Deus, inaugurou um movimento para anunciar a "Boa Nova" ou a "Alegre Notícia" do Deus misericordioso e salvador. A vocação era radical, para o seguir era preciso abandonar tudo, família, casa, terras, redes e remos. O Reino de Deus estava a ser implantado no coração desta pequena comunidade, ninguém podia distrair-se. Contudo, cortar com a casa era uma ofensa grave à família, uma desonra para os lares e uma insegurança total, Jesus experimentava isso tudo, e já o dissera claramente aos seus queridos seguidores: "As raposas têm tocas e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mt. 8,2).

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas