Mudar os discos do travão

Quando é a hora de trocar os discos do travão?

Entre os itens que garante a segurança do condutor e dos passageiros, temos o mais importante: os travões. Durante um momento inesperado, quando se deseja parar o carro, reduzir devido à desaceleração do carro da frente, é necessário levar o pé no travão e acionar os discos de travão e neste momento o carro não pode falhar, caso contrário pode ser tarde demais.
Os discos de travão de um automóvel são o mecanismo de segurança mais importante e eficaz que um carro pode ter, principalmente quando este passa muito tempo na estrada. A principal função dos travões é fazer o carro parar, pois eles controlam o movimento de um veículo e a pressão das pastilhas contra os discos fazem com que o carro trave a sua marcha.
Em modelos mais antigos de automóveis, a travagem é feita nas rodas traseiras. Porém notícias recentes da Revista Turbo nos informam que atualmente, já existem modelos sendo produzidos, com a travagem sendo realizada nas rodas dianteiras.
Estes itens, no geral, foram desenvolvidos visando manter a capacidade de desaceleração do automóvel superior a capacidade de aceleração e isso é fundamental para evitar acidentes. Para poder ser definidos como bons, é necessário que este sistema obedeça a dois requisitos: o parar imediatamente um carro e resistir à fadiga das travagens acumuladas.

Andar com estes acessórios desgastados e em más condições, oferece perigo e pode colocar a vida das pessoas que estão no carro em risco, por isto, é necessário estar atento aos diversos fatores que indicam que houve uma mudança nos discos. São estes: o aumento da distância de travagem: este aumento é definido de acordo com o tempo em que o carro leva até estar parado, sendo que este se inicia no momento em que o condutor pisou no pedal até ao momento em que o carro efetivamente pára.
Falta de precisão na travagem: quando o carro tem dificuldade em agarrar a estrada, isso faz com que a travagem não se inicie quando o condutor a efetuou. Este efeito pode ser provocado pelo desalinhamento das pastilhas ou dos discos.
O acender constante do indicador do travão no painel de instrumentos: o painel de todo automóvel tem a necessidade de indicar ao condutor o que ele deve estar atento ou o que está prestes a falhar, sendo assim, este é um indicador comum que alerta para alguma anomalia nas peças dos travões.
Vibração do pedal: quando o veículo está em movimento e o pedal do travão vibra constantemente, isso pode significar algum mau funcionamento ou desgaste.
O disco de travão podem ser encontrados em lojas físicas e online, como a pecasauto24.pt e portanto, o consumidor deve estar sempre atento com a revisão de um automóvel, pois é um procedimento de segurança que permite avaliar o grau de desgaste e corrosão que as peças apresentam e seja necessário uma possível substituição.