Lusodescendente cria plataforma para diminuir contágio por covid-19

Marco Sousa

Guilherme Fernandes é lusodescendente e faz parte de uma equipa de 6 pessoas que criaram uma plataforma em Miami, Estados Unidos da América, que promete ajudar nesta guerra contra a covid-19. A plataforma trata-se de uma página web, a opendemic.org, que permitirá a todos saber onde existem casos positivos ou suspeitos de covid-19.

O lusodescendente explicou ao JM de que se trata especificamente o site. “A Opendemic.org é um esforço sem fins lucrativos desenvolvido por um grupo de voluntários conectados pelo seu interesse em desenvolver soluções de tecnologia para reduzir a disseminação do COVID19 em todo o mundo.”

O projeto iniciou-se pelas mãos de Guilherme Fernandes e do seu colega de faculdade David Hachuel, espanhol que reside atualmente em Nova York.

“Opendemic.org é uma ferramenta de colaboração entre utilizadores, através da qual um mapa apresenta zonas de risco, com base em relatórios anónimos de sintomas de covid-19 e diagnóstico positivo da doença”. Dependendo dos sintomas e da sua frequência, “o site atribui através de um algoritmo um nível de risco a cada relatório”, explica-nos.

Por fim, “a localização desses relatórios é apresentada de forma simples e anónima no mapa”, garante-nos o lusodescendente que assim, poderá “ser visto por outros utilizadores localizados até 10 quilómetros de distância”.

Leia tudo na edição impressa desta quarta-feira do seu JM