África do Sul com 274 novos infetados

José Luís Silva, Correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

Na África do Sul o número de infeções voltou a subir, sendo o total até às 20:27 (RAM-18:27) de 274 novos casos de acordo com informação obtida do The National Institute for Communicable Diseases. Aquele instituto revelou que 76% dos casos ou seja 208, tem historial de viagem nas aéreas onde o Coronavírus tem sido mais intenso e que a maioria teve contacto recentes com pessoas infetadas. A província de Gateng registou 132 casos, seguida pelo Cabo Ocidental com 88, Kwazulu-Natal com 36, Free Stsate com 9 , Mpumalanga 6, Cabo Oriental 2 e Limpopo 1.

O presidente Ramaphosa esteve reunido, este domingo, no Union Buildings , Pretoria, em discussões com os líderes dos partidos políticos os quais compartilharam os seus pontos de vista na batalha de proteção da população sul africana, contra o Coronavírus, obtendo o apoio desses partidos. Este encontro, parece relacionar-se com entrada em prevenção das forças armadas sul africanas para uma possível declaração de “ lockdown” e “ estado de emergência”. Devido à duração da reunião só esta segunda-feira Cyril Ramaphosa se dirige à nação, de acordo com o ministro da presidência Jackson Mthembu.

A Comunidade aguarda com expetativa a comunicação do Presidente Cyril Ramaphosa ao país e evidenciou-de apreensiva por a mesma ter sido anunciada para este domingo e ter sido adiada para esta segunda-feira.

Rui Abreu, diretor das comunidades madeirenses, contactou os conselheiros da Diáspora Madeirense em Joanesburgo procurando saber mais pormenores da situação atual que a comunidade atravessa e não deixou de manifestar a sua solideriedade para com a comunidade nesta transe difícil e preocupante que a mesma atravessa e que afeta grandemente o país de acolhimento.