Venezuela: Mike Pompeo discutiu crise com MNE brasileiro e reiterou apoio a Guaidó

Lusa

O Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, discutiu hoje a crise na Venezuela com o ministro das Relações exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, e reiterou o seu apoio ao autoproclamado Presidente venezuelano Juan Guaidó, anunciou o Departamento de Estado.

Em comunicado, a mesma fonte referiu que o chefe da diplomacia norte-americano falou por telefone com o homólogo brasileiro e ambos manifestaram “o seu apoio inabalável ao Presidente interino Juan Guaidó, à Assembleia Nacional democraticamente eleita, e ao povo da Venezuela na sua luta para restaurar a democracia e a prosperidade no seu país”.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, os dois responsáveis reafirmaram ainda “a forte parceria entre EUA e o Brasil” e a “profunda cooperação para promover a democracia, a prosperidade e a segurança” na região.

Os Estados Unidos e o Brasil apoiam oficialmente as pretensões de Guaidó de liderar um governo de transição na Venezuela, país que é atualmente governado por Nicolás Maduro.

No dia 30 de abril, Guaidó e os seus apoiantes tentaram desencadear um ato de força contra o regime de Maduro que envolveu militares. O ato falhou porque não obteve a adesão necessária das Forças Armadas e da população venezuelana.