Venezuela: População de Caracas faz longas filas para conseguir água de regatos

Lusa

Centenas de venezuelanos estão a recorrer a regatos para "afogar" o calor e se abastecerem de água, que deixou de chegar à casa dos caraquenhos, devido ao 'apagão' que afeta o país desde a passada quinta-feira.

Ao final da tarde de domingo (noite em Lisboa) a conhecida estrada Cota Mil, que une o leste com o oeste de Caracas pelo norte, registava quil√≥metros de viaturas em fila com pessoas √† espera para encher garraf√Ķes de √°gua, √† altura de La Castellana (leste).

Al√©m dos carros eram ainda vis√≠veis grupos de dezenas de pessoas caminhando, com garraf√Ķes nas m√£os, ao longo dos v√°rios regatos, aos p√©s da montanha de Waraira Repano (tamb√©m conhecida como El √Āvila), enquanto crian√ßas aproveitavam as po√ßas para tomar banho.

"Com o apag√£o deixou de chegar √°gua e as bombas do meu edif√≠cio n√£o funcionam. Precisamos de √°gua para cozinhar, para lavar a cozinha e at√© para tomar banho, por isso vim aqui. Estou h√° mais de uma hora √† espera e vou ficar at√© encher os garraf√Ķes", explicou uma mulher √† ag√™ncia Lusa.

Acompanhada por dois filhos, A√≠da Ram√≠rez queixou-se ainda que nos √ļltimos tempos, mesmo com energia el√©trica, o servi√ßo de √°gua √© racionado no edif√≠cio onde vive, "porque n√£o funciona constantemente".

"Imagine-se, se com luz n√£o funciona, sem luz menos", desabafou.

Mas de imediato sublinhou: "Isto já não é vida, todos os dias passamos preocupados por algo, porque falta algum produto, porque podem roubar a bateria do carro, por que podem roubar-nos, porque não há autocarros e agora porque não há água nem eletricidade".

A Venezuela est√° √†s escuras desde a √ļltima quinta-feira, na sequ√™ncia de uma avaria na central hidroel√©trica de El Guri, a principal do pa√≠s, que afetou ainda dois sistemas secund√°rios e a linha central de transmiss√£o.

Em Caracas, a eletricidade est√° a chegar a v√°rios bairros, mas de forma intermitente.

O apag√£o afetou as comunica√ß√Ķes fixas e m√≥veis, os terminais de pagamentos e a Internet.