Albuquerque junta-se a reunião de associações apoiadas por portugueses

Agostinho Silva, em Joanesburgo (África do Sul)

O presidente do Governo Regional da Madeira foi o convidado de honra, hoje em Joanesburgo, de uma reunião-convívio que juntou uma dezena de associações de solidariedade e que foi promovida pela Academia do Bacalhau de Joanesburgo em parceria com o Consulado de Portugal.

Miguel Albuquerque chegou hoje à África do Sul para participar, amanhã e depois, no Madeira Flower Festival na Província do Free State.

O encontro de ontem decorreu num dos estabelecimentos da cadeia Nando’s, apoiando assim o movimento solidário a favor das instituições que ajudam e acolhem idosos portugueses. O consul de Portugal, Francisco Xavier Meireles, reuniu as diversas instituições, e a Academia do Bacalhau associou o seu almoco semanal. Só este ano, a ‘Academia Mãe’ já recolheu mais de 500 mil Rands (30 mil euros) para ajudar lares de apoio a idosos.

Albuquerque aproveitou para voltar a defender que o Estado português deve arranjar mecanismos por forma a que as instituições de solidariedade, fora de Portugal, possam concorrer aos apoios estatais de Portugal.