São Roque do Faial acolhe XV Encontro de Emigrantes a 24 de agosto

A Casa do Povo de São Roque do Faial recebe, no próximo dia 24 de agosto, o XV Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial, uma atividade que está inserida no plano de atividades desta instituição.

De acordo com a Casa do Povo, "a data prevista deve-se à circunstância de, neste fim de semana, celebrar-se nesta paróquia a solenidade do nosso padroeiro São Roque". Deste modo, adiantou, "é nesta altura do ano que se encontra, entre nós, um maior número de emigrantes oriundos de diversos países de acolhimento".

Com esta iniciativa, o objetivo da instituição é proporcionar aos emigrantes momentos de convívio e de confraternização entre eles e a população em geral. Serve este encontro, também, para mostrar aquilo que se vai fazendo na freguesia em prol da cultura, nomeadamente nos grupos recreativos e culturais que a Casa do Povo possui.

A Casa do Povo recorda que decidiu, há 13 anos, criar um prémio de distinção denominado 'São Roque Peregrino', que é entregue anualmente a um emigrante desta freguesia.

"Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa Região e que, por algum motivo, se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao facto de o nosso padroeiro, São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização, mais concretamente ajudando os doentes de lepra", esclareceu.

Para que esta atividade seja uma realidade, a Casa do Povo teve a colaboração da Secretaria Regional da Inclusão e dos Assuntos Sociais, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, da Câmara Municipal de Santana, da Junta de Freguesia de São Roque do Faial, da Igreja Paroquial de São Roque do Faial, da Confraria de São Roque e da Confraria do Santíssimo Sacramento, da Casa do Povo do Porto da Cruz e da Banda Municipal de Santana.