África do Sul: Lar de terceira idade com portugueses ameaçado por extremistas
Membros do partido extremista Economic Freedom Fighteres (EFF) são apontados como os responsáveis pela destruição do portão de acesso ao lar de terceira idade ‘The Hill’, instituição que acolhe portugueses e que está situada em Kliprivierberg Road, a sul de Joanesburgo.
O ato violento ocorreu na passada sexta-feira, dia 10 de março. O portão foi já reparado, de acordo com o administrador do lar, Hennie Els, que relatou ao JM que os militantes do EFF o avisaram de que vão tomar a propriedade pela força, indicando que podem vir a concentrar 400 elementos nessa ação.
Ontem, Hennie Els recebeu uma carta em mão por parte de um dos seus funcionários a informar que o EFF vai, em breve, atacar e tomar as instalações pela força. O administrador pede apoio armado permanente para defender o estabelecimento que possui 59 utentes, de modo a impedir qualquer ato de violência ou extremismo e perda de vidas.
O JM visitou hoje o lar e falou com Guilhermino Ferreira, um septuagenário ali residente que tem nacionalidade portuguesa. Num outro aposento, reside Nídia de Sousa, também com mais de 70 anos e natural de Lourenço Marques, confirmando-se assim a presença de dois nacionais portugueses utentes no lar que está na iminência de ser hostilizado.
As autoridades diplomáticas e consulares foram já alertadas desta situação que deverá ser atendida com a máxima urgência.