MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Lar de terceira idade com portugueses ameaçado por extremistas

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
18 Março 2023
18:42

Membros do partido extremista Economic Freedom Fighteres (EFF) são apontados como os responsáveis pela destruição do portão de acesso ao lar de terceira idade ‘The Hill’, instituição que acolhe portugueses e que está situada em Kliprivierberg Road, a sul de Joanesburgo.

O ato violento ocorreu na passada sexta-feira, dia 10 de março. O portão foi já reparado, de acordo com o administrador do lar, Hennie Els, que relatou ao JM que os militantes do EFF o avisaram de que vão tomar a propriedade pela força, indicando que podem vir a concentrar 400 elementos nessa ação.

Ontem, Hennie Els recebeu uma carta em mão por parte de um dos seus funcionários a informar que o EFF vai, em breve, atacar e tomar as instalações pela força. O administrador pede apoio armado permanente para defender o estabelecimento que possui 59 utentes, de modo a impedir qualquer ato de violência ou extremismo e perda de vidas.

O JM visitou hoje o lar e falou com Guilhermino Ferreira, um septuagenário ali residente que tem nacionalidade portuguesa. Num outro aposento, reside Nídia de Sousa, também com mais de 70 anos e natural de Lourenço Marques, confirmando-se assim a presença de dois nacionais portugueses utentes no lar que está na iminência de ser hostilizado.

As autoridades diplomáticas e consulares foram já alertadas desta situação que deverá ser atendida com a máxima urgência.

José Luiz da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas