Concordismo nas eleições na Academia do Bacalhau Mãe
Durante o almoço habitual de confraternização, hoje, no restaurante Park 1, em Bedfordview, realizaram-se as eleições para a presidência da Academia do Bacalhau Mãe que decorreram num salutar ambiente de concordismo.
Inicialmente, eram três os concorrentes, mas, com a desistência de José Valentim que renunciou à candidatura, alegando não haver condições para exercer o cargo condignamente, passaram a ser dois os condidatos.
Assim, a contenda acabou por se verificar entre o atual compadre-presidente, Rogério Nascimento e o compadre Jorge Araújo que se candidatou pela terceira vez.
Foram depositados e escrutinados pelos advogados José Ferreira e Rui Roxo, 81 boletins de voto.
A contagem final foi feita perante compadres delegados dos dois candidatos, Orlando Marques, Henrique Pereira por Jorge Araújo e Rudy Galego, Joaquim António Santos Pereira por Rogério Nascimento.
O escrutínio e contagem decorreram sob as vistas do compadre mais antigo ali presente, o madeirense António Rafael Pestana, designado para aquela ação fiscalizadora.
Na contagem foram atribuídos 42 votos para Rogério Nascimento e 39 para Jorge Araújo, resultando na reeleição do compadre-presidente que ao ser anunciada ouviu uma estrondosa salva de palmas em sinal de concordância e júbilo pelos resultados.
Rogério do Nascimento agradeceu a todos os presentes e num gesto amistoso que expressou a união e harmonia que deve existir entre todos os membros, abraçou o compadre José Araújo, gesto bastante aplaudido.
Estas eleições seguiram-se a um período de grandes constrangimentos de um conjunto de condições relacionados com pandemia e a imposição do 'lockdown' prolongado que tudo ou quase tudo mudou que obrigou a mudanças na África do Sul e consequentemente na Academia como não podia deixar de ser.
Foi feita uma exortação à união e colaboração de todos para manter o bom funcionamento e nome da Academio Mãe para poder fazer face a desafios cada vez maiores que se apresentam.