MADEIRA Meteorologia

África do Sul: Embaixador pede à comunidade para manter língua portuguesa "como um valor para a vida"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Janeiro 2023
12:46

O Embaixador Manuel Carvalho terminou a sua comissão na África do Sul e na hora da despedida apelou à comunidade portuguesa para manter a língua de Camões "como um valor para a vida".

Numa mensagem publicada nas redes sociais e na página da Embaixada de Portugal em Pretória no Portal Diplomático, Manuel Carvalho confessa que parte com "orgulho de servir tal comunidade". O diplomata fez votos que os portugueses e seus descendentes possam ajudar "a que este país ‘dê certo’", mas pediu também para que Portugal permaneça "vossos horizontes de vida: país das vossas raízes, pode ser também futuro para cada um".

Eis a mensagem na íntegra:

"Dizem que Coimbra tem mais encanto na hora da partida. Não sou coimbrão, nem vivi em Coimbra. Mas posso dizer-vos que na hora de me ir embora após 5 anos na África do Sul é com saudade que olho para trás. Sem ignorar as muitas complicações, lembro-me de Alan Paton e do seu hino à África do Sul "Cry the Beloved Country" e recordo minhas muitas idas a todas as províncias neste vasto e belo país. E quase por toda a parte encontrei compatriotas.

Um dos aspetos que para um Embaixador de Portugal sobressai aqui é a dinâmica da nossa comunidade. Numerosa, empreendedora, em toda parte, enfrentando dificuldades e com vontade de as vencer.

Tive orgulho de servir tal comunidade, deixo aos portugueses de cá os votos dum bom futuro. A maioria está há muito na África do Sul, ajudem a que este país "dê certo". Mas também com Portugal nos vossos horizontes de vida: país das vossas raízes, pode ser também futuro para cada um.

É importante manterem a nossa língua como valor para a vida de cada um e de todos. Falem português em casa! E juntem-se nas atividades culturais, desportivas, recreativas e beneficentes das nossas coletividades.

Agradeço a todos que dão seu tempo e esforço à nossa rede associativa, particularmente importante para manter a ligação entre os nossos e prevenir ou mitigar situações de isolamento e ultrapassar carências.

Deixo aqui também um reconhecimento aos colaboradores da nossa rede consular em todo o país, pelo serviço que prestam com dedicação e zelo, por vezes enfrentando dificuldades e contrariedades. Asseguram a primeira linha do contacto com os que nos procuram e sei que procuram ir ao encontro dos pedidos e das necessidades que nos são apresentadas.

2023 será um ano especial, com as celebrações do 10 de junho com os portugueses da África do Sul, com S.Exas. Presidente da República e Primeiro Ministro e outras Personalidades.

Será também o momento duma visita oficial, a primeira a nível de Chefe de Estado desde há décadas. O encontro entre Presidentes e o celebrar da portugalidade aqui são também formas de dizer que somos parte da "Unity in Diversity" que é o lema do escudo nacional sul-africano.

Na Nação Arco-Íris, somos uma das cores. Sei que esse será um momento que está a concitar as atenções de muitos. E estou seguro que a comunidade portuguesa se irá juntar num esforço coeso para receber muito bem os visitantes. Também dentro da nossa comunidade vale o princípio da Unidade na Diversidade.

A vida dum diplomata é andar pelo grande Mundo e, em toda a parte, há um dia de chegada e um dia em que partimos. Hoje, no dia da minha partida, deixo aos portugueses na África do Sul um abraço do tamanho do Mundo.

Pretória, 28 de janeiro de 2023

Manuel Carvalho, Embaixador de Portugal na África do Sul"

Redação

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas