MADEIRA Meteorologia

Dia da Madeira celebrado em Sydney com participação multicultural (com fotos e vídeo)

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
31 Janeiro 2023
9:20

Após uma paragem de dois anos, ditada pelas restrições de saúde ditadas pela pandemia de covid-19, o Portugal Madeira Club de Sydney celebrou em grande, no passado fim de semana, o dias da Madeira e da Austrália com dois eventos que contaram com uma participação acima do esperado.

"Muito feliz com o resultado dos dois dias de celebração, pois decorreram muito melhor do que estávamos à espera, sobretudo ao nível da adesão das pessoas", afirmou ontem ao JM Bruno Nóbrega, presidente da coletividade com sede em Denby Street, Marrickville.

O sábado foi reservado para atos de algum formalismo, com homenagens, discursos e a entoação dos hinos de Portugal, Madeira e Austrália. Mas também houve tempo para um jantar, convívio, festa e baile, explicou o dirigente, destacando a atuação do cantor madeirense Sidónio Silva, que voltou a animar o ambiente, juntamente com uma banda musical no domingo, dia reservado para as famílias e amigos, com mais espaço para as crianças.



O fim de muitas das restrições impostas pela pandemia já vinha permitindo momentos de convívio desde há algum tempo a esta parte, mas "estas celebrações permitiram a retoma de contatos em pleno", acrescentou o também gestor nacional de vendas, de 50 anos, que partiu para a Austrália com três anos de idade na companhia do pai, natural do Monte, e da mãe, do Caniço.

Bruno Nóbrega lembrou que o clube nasceu há mais de 50 anos, fruto da vontade de muitos madeirenses, mas também portugueses de outras origens, em disporem de um lugar onde pudessem juntar-se com regularidade de forma a poderem celebrar as suas tradições e costumes.

"Ainda conseguimos fazer tudo isso em pleno, apesar de o clube já ter incorporado pessoas e outras origens nas suas celebrações", disse, salientando que o passado fim de semana ofereceu momentos de reunião "num ambiente fraterno".



"Recebemos dirigentes e membros de outros clubes portugueses com quem temos uma ligação muito próxima", observou, lembrando que as diferentes coletividades primam por um "apoio mútuo e regular", organizando eventos comuns de diversa índole, com destaque para os dedicados às tradições, ao social e à solidariedade.

Segundo Bruno Nóbrega, a comunidade portuguesa na Austrália "é forte, respeitada" e "está bem integrada", mas não se esquece das suas raízes apesar das novas gerações estarem a juntar-se, através do casamento, com muitas pessoas de outras origens.

"Pelo clube já não passam apenas portugueses ou os seus filhos. Estes já casaram com descendentes de outras nacionalidades. Mas dá-nos todos muito bem, e quem frequenta o clube, independente das duas origens, gosta de sentir o espírito madeirense", assegura Bruno Nóbrega.

Raul Caires

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas