MADEIRA Meteorologia

Consulado-Geral em Joanesburgo acolheu concerto de 'Música de Inspiração Lusófona'

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
01 Dezembro 2022
15:21

Sob os auspícios do "Camões - Instituto da Cooperação e da Língua" decorreu na terça-feira, nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo um concerto a cargo do Grupo Musical Senza, formado pelos artistas Catarina Duarte e Nuno Caldeira, que apresentaram um reportório agradável, diferente e vocacionado para as sonoridades da lusofonia.

Intitulado "Música de Inspiração Lusófona", o concerto contou com um número significativo de pessoas, que não deixaram de manifestar o seu agrado face às interpretações.

Em declarações ao JM, Catarina Duarte explicou que este projeto nasceu de uma viagem longa que levou os membros do grupo, em 2015, à China, Camboja, Vietname e Índia. "Foram três meses em que, com a mochila às costas, encontrámos muita inspiração em tudo o que nos foi acontecendo. Os lugares que fomos visitando foram a inspiração para este trabalho e para o nosso primeiro disco, ‘Praia da Independência’, e a partir daí continuamos e não parámos, absorvendo as culturas que vamos conhecendo e que nos vamos inspirando, e é isso que trazemos para as nossas canções e para as nossas histórias", contou.

Convidada a descrever a comunidade portuguesa da África do Sul, a artista começou por indicar que tem contatado com "pessoas muito simpáticas, dispostas a ouvir aquilo que não é tão tradicional, como o Fado, aquela música que esperam ouvir mais lá fora, mas é uma música que também tem raízes no Fado, uma música com raízes africanas.

Catarina Duarte considera que as suas "músicas servem de união entre as pessoas, entre gentes, entre povos", e assim espera que continue a ser "porque a língua que falamos seja uma língua que une, definitivamente uma língua que une espero que sim, e que todos nós possamos entender em português, é uma língua que tem esta marca".




José Luiz da Silva, Correspondente em Joanesburgo (África do Sul)  

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas