Venezuela: MNE diz que “é preciso ver com cuidado” resultados das eleições
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, comentou hoje, no Luxemburgo, que “é preciso ver com cuidado os resultados das eleições” regionais de domingo na Venezuela, país que voltou hoje a estar na agenda dos chefes de diplomacia da UE.
“Em relação à Venezuela, nós continuamos a trabalhar nos diferentes instrumentos que temos para apoiar os esforços no sentido de se encontrar um compromisso político que constitua uma solução política para a crise venezuelana. Entendemos também que é preciso ver com cuidado os resultados das eleições de ontem e a maneira como as partes aceitam ou reagem a esses resultados”, declarou Augusto Santos Silva aos jornalistas.
De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV, no Governo) conquistou, nas eleições regionais de domingo, 17 dos 23 cargos de governadores de estado, tendo o Presidente, Nicolás Maduro, defendido que se tratou de uma "vitória nítida" para o "chavismo" que conquistou 75% dos cargos de governador do país.
No entanto, a aliança opositora venezuelana Mesa de Unidade Democrática (MUD) rejeitou hoje os resultados.
"Nem a Venezuela nem o mundo acreditam nesse conto que nos contaram. Solicitámos aos comandos regionais que verifiquem todo o processo, que se audite tudo, inclusive nos Estados em que candidatos da Unidade (oposição) foram declarados vencedores", disse o porta-voz da MUD.
RELACIONADOS