MADEIRA Meteorologia

Cidade do Cabo: Impulsionador do folclore da Camacha homenageado em Constantia

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
27 Junho 2022
16:00

Foi uma surpresa proporcionada pelo JM: António Martins, que perfaz 102 anos no próximo mês de novembro, que impulsionou o primeiro grupo de folclore da Camacha (e da Madeira) de onde viria a nascer o atual Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, recebeu esta segunda-feira um exemplar do livro ‘Sete Décadas de História’, da autoria de Duarte Mendonça.

O livro que historia as sete décadas do Grupo Folclórico da Camacha foi lançado em maio, na Madeira. Hoje, o secretário regional Pedro Ramos, que está na África do Sul para as comemorações do Dia da Madeira, deslocou-se a Constantia, nos arredores da Cidade do Cabo, para entregar pessoalmente o livro compilado pelo investigador Duarte Mendonça.

António Martins, um pouco debilitado por uma pneumonia, mas ainda na plenitude das suas capacidades intelectuais, agradeceu o gesto e recordou, com detalhes impressionantes, os tempos em que deixou de ser um flautista do grupo de Carlos Santos para organizar um grupo de rapazes e raparigas da Camacha para a primeira deslocação a Espanha. "Tive de fazer um reunião com o senhor padre, para ter autorização para as raparigas virem connosco", recorda António Martins, que posteriormente se desligou do Grupo com a vinda para a África do Sul.

Mais detalhes amanhã, com a edição impressa do JM Madeira.

Agostinho Silva, na Cidade do Cabo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas