MADEIRA Meteorologia

Emigrantes na África do Sul descontentes por não terem recebido os boletins de voto

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
30 Janeiro 2022
22:08

Por aquilo que o JM Madeira observou nos dias que precederam as Eleições Legislativas para o Parlamento de Portugal, a nota dominante é de um grande descontentamento misturado com o sentimento de desigualdade no tratamento, talvez até de negligência, em relação à obrigação de assegurar que os portugueses emigrados na África do Sul também podem exercer o seu direito de voto.

Há a esperança que o novo governo que sair destas eleições redirecione o país para uma trajetória de progresso e de prosperidade, ultrapassando a habitual dificuldade em ouvir os problemas graves que afligem as Comunidades no exterior. Pelo menos sobre a África do Sul, nada se ouviu falar.

Os deputados que representarão a emigração na África do Sul não promoveram um único debate público, estiveram sempre ausentes, não escutaram a comunidade.

A atitude dos candidatos em relação aos emigrantes portugueses na África do Sul deixou muito a desejar. Um membro do Executivo ainda em funções faltou à verdade, alegando que se não foram recebidos os boletins de voto é porque as pessoas não se encontravam nas suas residências, o que não corresponde à verdade.

Os votos foram enviados por via normal e não em correio registado. Em muitos casos, os boletins não chegaram atempadamente ou nunca chegaram. Uma realidade que a CNE-Comissão Nacional de Eleições não conseguiu alterar, mesmo tendo a experiência das últimas eleições.

Há casos constatados ao JM Madeira em que, por exemplo, na mesma família o marido recebeu o boletim de voto, a esposa não, estando os dois corretamente recenseados e aptos a votar.

Situações idênticas contribuem para a abstenção nas Comunidades, reflexo de décadas de abandono e de uma cultura política que coloca muitos constrangimentos a quem quer participar na vida política do seu país

José Luís da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas