MADEIRA Meteorologia

Academia do Bacalhau de Joanesburgo quer cativar os jovens

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Dezembro 2021
16:34

Realizou-se no passado domingo o Almoço de Natal, o último convívio do ano da Academia do Bacalhau de Joanesburgo que atraiu um número significativo de membros e outras pessoas que ali se deslocaram para manifestar o seu apoio, e solidariedade para com esta prestimosa organização filantropa que hoje é a maior associação de solidariedade portuguesa com 58 academias disseminadas pelo muindo fora.

A anteceder o almoço Vasco de Abreu teceu várias considerações e prestou informações sobre a vida da Academia do Bacalhau, fazendo menção da necessidade de estarmos juntos, unidos uma vez que há cada vez menos membros e compatriotas, muitos faleceram, outros procurando novos rumos e abandonando a África do Sul.

Antes do início do almoço pediu um minuto de silêncio em memória de compadres falecidos em consequência da Covid-19 e não só, que foi rigorosamente observado.

O compadre presidente Rogério Nascimento começou por agradecer a presença do Adido Social, Diogo Franco passando a relembrar a fundação da Academia do Bacalhau Mãe, no Dia de Portugal em 1968 sendo a primeira vez que o mesmo foi celebrado em solo sul africano.

"Um obrigado aos compadres e comadres pela presença. Um agradecimento ao compadre António Barbosa, presidente da Academia do Bacalhau de Pretória pela sua presença e pelo seu trabalho. A todos vós um muito obrigado por estarem presentes neste Almoço de Natal. A vossa presença é muito importante para a Academia Mãe", enaltecia.

"A todos os membros da minha direção e às pessoas que ajudaram na organização deste evento, quero manifestar o meu obrigado muito sentido e, como não podia deixar de ser, ao Jorge de Araújo e Joaquim Coimbra, respetivamente presidente e vice-presidente do Núcleo de Arte e Cultura pela cedência destas instalações e um agradecimento também às senhoras D. Lena e Ivone ao restante pessoal pelo trabalho desempenhado. Aos meus amigos Jeetesh Lalla e esposa que viajaram de Kimberley até Joanesburgo assim como Álvaro Fernandes e esposa para estarem presentes neste almoço, percorrendo uma distância de 472 kms, o meu muito obrigado".

O compadre-presidente referiu-se ainda do compadre José Contente, ex-presidente desta Academia e atual presidente da União Cultural, Recreativa e Desportiva Portuguesa, "assim como o presidente Melo do Luso-África o meu apreço pela vossa presença".

"Como sabeis, devido à pandemia não foi possível organizar e levar a cabo outros eventos como torneios de golfe, jantares dançantes e outros convívios semanais ou quinzenais ou implementar outras ações", lamentava.

No entanto, garante "estar a encontrar qual a melhor solução para cativar os nossos jovens a serem mais participativos nas atividades da Academia do Bacalhau para uma boa combinação de esforços, pois a vida é também a arte de misturar ingredientes em proporções toleráveis para que possamos efetuar a nossa missão; auxiliar aqueles mais necessitados".

Rogério Nascimento fez uma exortação para que espreitassem numa pequena exposição relativa à vida da Academia com registos, atas, trabalhos artísticos que assinalaram efemérides da Academia, revistas e onde se podia ver a edição especial de uma revista do JM relativa ao cinquentenário da fundação da Academia.

Antes de concluir o compadre-presidente disse que todos são muito bem-vindos a qualquer atividade da Academia, seja atividade desportiva, social ou aos convívios semanais ou quinzenais.

"Certamente que muitos de vós, talvez, não os volto a encontrar nos próximos dias e aproveito esta oportunidade para desejar-vos do fundo do coração um Natal Feliz e Ano Novo recheado de coisas boas", concluiu.

Seguida e surpreendentemente, foi o anunciar que sob proposta apresentada pelo compadre Rudy Galego, a qual foi considerada favoravelmente, para que fosse atribuído ao compadre João Canha, o título de Compadre Honorário da Academia, tendo irrompido, espontaneamente, uma ovação de pé.

Também digno de registo foi a qualidade de som assim como sequência da seleção e músicas portuguesas tocadas de princípio até ao fim pela DJ Liz que agradaram não só pela seleção e sequência, como também pelo volume, tornando o fim de tarde bastante agradável.

José Luís da Silva, correspondente em Joanesburgo (África do Sul)

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas