MADEIRA Meteorologia

Portugal tem "grandes empreendedores espalhados pelo mundo"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
13 Setembro 2021
16:24

Nascido em Bragança, João Reboredo foi professor do ensino básico durante grande parte da sua vida. Enquanto professor, recorda com carinho a passagem pela Madeira onde lecionou na escola de Água de Pena, no concelho de Machico.

"Estive a minha vida toda a lecionar na escola primária, escola essa que me trouxe até à Madeira em 2000, fui colocado numa escola de Água de Pena. Fiquei aqui hospedado em Machico, fui muito bem recebido", assevera, agora que veio passar alguns dias à Pérola do Atlântico.

A ousadia de emigrar

Em 2014, João Reboredo viu-se obrigado a emigrar "a pedido do primeiro-ministro Passos Coelho", explica.

"Pediu imenso que os professores e enfermeiros emigrassem do país e eu fui-me embora, obedeci e emigrei", ironiza.

Num tom mais sério, o professor de música explica que a sua esposa era luxemburguesa e que tinham uma vida completamente estabilizada.

"Os meus sogros estavam no Luxemburgo e não olhei para trás. Pedi uma licença sem vencimento, acabou o ano letivo e fui", descreve.

O emigrante formou a sua própria escola, caso que já é um sucesso.

"Formei a minha própria escola, que já tem 6 anos, vamos para o sétimo ano. Tivemos cerca de 120 alunos antes da pandemia, com a pandemia tivemos um decréscimo de alunos. Os pais também tinham medo de levar as crianças para a escola de música, atualmente temos perto de 60 alunos", lamenta.

No entanto, o empreendedor na diáspora mostra-se confiante e acredita após as inscrições que teve no verão, que o número de alunos deverá voltar ao normal.

Sobre a "biografia de um empreendedor da diáspora", o livro que lançou no passado mês de agosto, João Reboredo explicou que "tinha uma pequena ideia de fazer uma autobiografia", mas que "não sabia como havia de começar".

Explicando que este é o seu sétimo livro, o professor de profissão começou "a relatar aquilo que estava a sentir, a contar histórias".

O resultado é um livro de 406 páginas que pode ser comprado no site da Chiado Books.

"Costumo dizer que quem é bom em Portugal é em qualquer parte do mundo. Temos portugueses espalhados por todos os cantos do Mundo e grandes empreendedores, uma saudação para todos eles porque aqui na Madeira também há muitos emigrantes, principalmente na Venezuela e África do Sul", conclui.

Marco António Sousa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
11/04/2024 08:00

A finitude da vida é um tema que nos confronta com a essência da nossa existência, levando-nos a refletir sobre o significado e o propósito da nossa passagem...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas