MADEIRA Meteorologia

Ensino de português na Venezuela está "no caminho certo"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
14 Junho 2021
8:55

O ensino da Língua Portuguesa está "no caminho certo" na Venezuela, sendo uma "grande oportunidade de investir nisso", afirmou a professora de Português, Língua Estrangeira, Lúcia Mascarenhas, convidada do VIII Congresso de Professores de Português na Venezuela.

“Pelo que tenho visto, lido, pelos números que tenho, a Venezuela está no bom caminho. Tem havido projetos, muitas iniciativas nos últimos anos e o número de alunos está a aumentar, não só os descendentes de portugueses, mas os venezuelanos que não têm vínculo de herança familiar com os portugueses que querem aprender”, disse.

Dois dias de evento

Durante dois dias, Lúcia Mascarenhas participou no evento virtual que abordou as principais caraterísticas da educação multilíngue e intercultural, potencialidades, conteúdos históricos e culturais, recursos e estratégias didáticas para o ensino de história e cultura.

“A Venezuela está no caminho certo e é um momento excelente e uma grande oportunidade para investirmos nisso e darmos a esses professores e trabalhadores fantásticos as ferramentas de que precisam”, disse. Lúcia Mascarenhas explicou que “esperava menos recetividade”, mas encontrou “muito entusiasmo, grande motivação”.

“Os professores estão ansiosos por receber apoios, alternativas, (...) e acabei a mudar a minha formação de um dia para o outro, para poder dar-lhes recursos mesmo gratuitos, de fácil acesso, para os ajudar nisso”, disse.

Saberes mais atualizados

A professora explicou que os professores locais procuram saberes mais atualizados, para perceberem como é Portugal hoje, o que está a acontecer, que tipo de conteúdos podem transmitir aos alunos. “Encontrei professores extremamente motivados, com muito interesse e muito empenho em fazer o seu trabalho da melhor forma. Estou muito feliz e surpresa”, frisou.

“Espero que os novos alunos possam conhecer e absorver esta nova modernidade que Portugal tem. Somos um país de empresários, temos projetos muito interessantes, artistas fabulosos”, enfatizou.

Por outro lado, preocupou-se em felicitar os participantes na conferência pelo "excelente trabalho" que estão a realizar. “Queria conversar mais, conhecê-los melhor. Parabéns, continue o seu trabalho e vamos unir forças, aproximar ainda mais a Venezuela e Portugal, e usar a Língua Portuguesa. Gosto muito de ver como as comunidades mantêm e fomentam a língua e a cultura portuguesa”, concluiu.

“A Internet é o melhor recurso”

Para Lúcia Mascarenhas, “a Internet é o melhor recurso”, mas é possível obter mais apoio através do centro de línguas local. “É muito importante ter sinergia, comunicação entre os professores aqui e ali. Mais dias, mais iniciativas deste tipo, porque os professores querem uma formação, mas não totalmente teórica, que então na prática não lhes dá uma resposta, procuram algo que transporte a cultura atual para a Venezuela”, destacou.

Explicou que pode ser também “uma forma de a língua portuguesa, e de Portugal, ganhar uma imagem nova, mais jovem e mais atual” através de novos alunos e que “Portugal é tradição, mas é muito mais do que isso, é tradição e modernidade”.

Por Sérgio Ferreira Soares

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o seu grau de satisfação com a liberdade que o 25 de Abril trouxe para os madeirenses?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas