Berta Nunes inicia hoje visita oficial à África do Sul

Marco Sousa

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, realiza a sua primeira visita à África do Sul entre os dias 19 e 21 de novembro, anunciou a secretaria através de um comunicado.

Berta Nunes vai reunir-se com representantes da comunidade portuguesa local, como conselheiros das Comunidades Portuguesas e responsáveis do movimento associativo, adianta, também, a secretaria.
No âmbito da colaboração entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) para apoiar instituições de assistência social no país, Berta Nunes, acompanhada pela Diretora de Ação Social da SCML, Maria da Luz Cabral, visitará a Escola do Lusito e os Lares de S. Francisco de Assis, de Nossa Senhora de Fátima e de Santa Isabel, onde decorrem intervenções de requalificação nas respetivas instalações.
Segundo a informação, o programa inclui igualmente uma visita à Embaixada e aos serviços consulares portugueses e uma reunião com professores da Rede de Ensino Português na África do Sul.
Além das visitas anteriormente descritas, Berta Nunes vai visitar algumas instituições madeirenses em terras sul-africanas, como é o caso da Casa da Madeira de Joanesburgo.
A visita vai iniciar-se esta quinta-feira na Cidade de Joanesburgo, continuará na sexta-feira - 20 de novembro – ainda por Joanesburgo, mas, passará também pela capital Pretória.
No sábado – 21 de novembro – último dia de visita, vai desenrolar-se pela Cidade do Cabo, cidade que vai acolher um almoço com representantes da Comunidade Portuguesa local.
Cerca de 125 mil portugueses tem registo consular na África do Sul, dos quais cerca de 75 mil em Joanesburgo, o motor da economia do país, e cerca de 20 mil na Cidade do Cabo, disse à Lusa fonte consular.