Porto Moniz: Incêndio lavra desde a noite de ontem no sítio do Pico

O fogo florestal está ativo desde as 22 horas de ontem e ainda não deu descanso aos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz (BVSVPM) e aos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM), que estão no teatro de operações com 21 operacionais e sete veículos pesados e ligeiros no combate às chamas. Uma casa esteve em perigo e, por vezes, o fogo esteve descontrolado. ​

Segundo fonte do Serviço Regional de Proteção Civi (SRPC), os bombeiros estiveram presentes na linha da frente durante a noite e madrugada desta quarta-feira com equipas de combate às chamas no terreno. Apesar do esforço, as chamas foram destruíndo uma vasta zona florestal no Pico, localidade da Santa, no Porto Moniz, e também uma grande zona de mato, supostamente onde ter-se-á dado a sua ignição. Perto das quatro da manhã, o incêndio chegou a estar descontrolado, sendo necessário um trabalho terrestre na linha da frente com vários homens e veículos. A PSP e a PJ está, também, no local a investigar as causas do incêndio.

Esta manhã, o helicóptero do Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais (POCIF) do SRPC e a equipa helitransportada devem entrar em ação no teatro de operações, pois o incêndio esteve ativo durante toda a noite e ainda não se encontrava dominado perto das cinco da manhã.