Estado clínico de duas vítimas de Gripe A "evolui positivamente"

Tânia R. Nascimento

O estado clínico das duas vítimas da Gripe A, que se mantêm internadas no Hospital Central do Funchal, continua a "evoluir positvamente", não tendo sido registado qualquer agravamento.

De acordo o Serviço de Saúde da Região (SESARAM), tratam-se de uma criança e de um adulto, que contraíram diferentes estirpes da doença.

Recorde-se que, ontem, uma das vítimas da Gripe A que estava internada no Hospital dr. Nélio Mendonça acabou por morrer, na sequência do agravamento do seu estado cínico. A vítima mortal era uma mulher com 59 anos e possuia morbilidade associada, o que dificultou o seu processo de recuperação.

Em caso de doença aguda (pouco urgente), os utentes devem, num primeiro momento, recorrer ao centro de saúde da sua área de residência e solicitar atendimento através das consultas de recurso, vagas do dia, consulta aberta (apenas no caso do Centro de Saúde de Santo António e Bom Jesus) e/ou nos centros de saúde com serviço de atendimento urgente.

O SESARAM recomenda ainda que a população recorra ao Serviço de Urgência hospitalar apenas em situações graves e/ou urgentes.