MADEIRA Meteorologia

Proteção Civil regista 68 acidentes nas levadas da Região desde o início do ano

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
15 Agosto 2022
12:28

O Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM através do Comando Regional de Operações do Socorro - CROS, registou, desde o início do ano 2022, cerca de 68 acidentes em levadas ou percursos pedestres, com necessidade de mobilização de meios de socorro.

Os 68 acidentes foram distribuídos da seguinte forma pelos concelhos da Região: Santana (23); Machico (15), Funchal (10), Ribeira Brava (6), Calheta (5), Câmara de Lobos (3), São Vicente (3), Santa Cruz (1), Porto Moniz (1) e Porto Santo (1).

"Neste sentido, o SRPC, IP-RAM, através da Divisão de Formação, implementa vários cursos, na área do Salvamento em Grande Ângulo, aos diversos Corpos de Bombeiros da Região Autónoma da Madeira, habilitando os operacionais com competências técnico-operacionais essenciais, tornando-os aptos para fazer face às ocorrências recebidas no que concerne ao ambiente em montanha e falésia", destaca a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, num comunicado enviado às redações.

Para além da formação ministrada, é também realizado um plano de treinos operacionais, com o CROS e as diversas equipas de resgate dos Corpos Bombeiros, de forma a garantir a uniformização de procedimentos associados ao Comando, Controle e Comunicações e consequentemente a sua integração no apoio à decisão quando necessário no Teatro de Operações.

A tutela reitera ainda que, durante a realização desta atividade, se devem adotar condutas de segurança adequadas à tipologia do percurso nomeadamente:

• Utilização de Equipamento adequado ( Calçado / roupa)

• Uma prévia avaliação e reconhecimento do percurso que pretende efetuar;

• Ter conhecimento do tempo que pode demorar a realização do percurso, bem como o nível de exigência associado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas