MADEIRA Meteorologia

Passageiros com destino à Madeira retidos em Lisboa por não apresentarem teste covid-19 no momento de embarque

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
03 Julho 2021
18:03

Vários passageiros com destino à Madeira foram surpreendidos, esta tarde, no Aeroporto em Lisboa, ao serem impedidos de embarcar no seu voo da TAP por não apresentarem um teste negativo à covid-19.

A situação dever-se-á ao facto de na Área Metropolitana de Lisboa estar em vigor, aos fins de semana, a restrição de que apenas é possível sair da região mediante a apresentação de um teste negativo ao novo coronavírus ou do certificado digital.

Desta forma, os passageiros que já se encontram na posse de um resultado negativo estão a embarcar, enquanto que os que esperavam chegar à Madeira para realizar o teste de despiste estão retidos e deverão ficar em terra.

A situação está a gerar indignação nos passageiros que apontam que a resolução do Conselho de Ministros publicada em junho não contempla esta proibição.

De facto, no Artigo 20.º desta mesma resolução, é apenas indicado os procedimentos a adotar em relação aos voos que partem ou chegam a Portugal Continental, não esclarecendo o que fazer no caso das viagens de e para as Regiões Autónomas.

"As companhias aéreas só devem permitir o embarque dos passageiros de voos com destino ou escala em Portugal continental mediante a apresentação, no momento da partida, de comprovativo de realização laboratorial de teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) ou de teste rápido de antigénio (TRAg) para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores à hora do embarque, respetivamente, competindo às companhias aéreas a verificação da existência do referido teste no momento da partida, sem prejuízo de verificação aleatória, à chegada a território nacional continental, por parte da Polícia de Segurança Pública ou do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)", pode ler-se no documento.

As agências de viagens também não têm conhecimento desta situação, pelo que os passageiros estão a receber orientações para apresentarem queixa no posto de polícia do aeroporto.

De apontar que, de manhã, antes do recolher obrigatório, os viajantes conseguiram seguir rumo para a Madeira sem qualquer problema.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas