Dicas para aumentar fãs na página Facebook

O Facebook é a rede social dominante em quase todos os países, ultrapassando os 1,8 mil milhões de utilizadores. Em Portugal, já são mais de 6 milhões e no Brasil mais de 100 milhões.

É certo que o número de fãs não é a métrica mais importante, mas, naturalmente, o desejo de um gestor de redes sociais é o de fazer crescer o número de seguidores, de forma relevante. Se vir uma página com 100 fãs e outra com 10.000, vai ter impacto na sua perceção da presença digital do projeto que esta representa. É um indicador de popularidade e de confiança. Por outro lado, facilita na conversão de objetivos, nomeadamente, no seu website mas também contribui para uma maior probabilidade de aumentar o alcance do seu conteúdo, conquistando assim, ainda mais notoriedade.

O que é mais importante é o alcance que vai conseguir obter com a publicação dos seus conteúdos e a interação. Para além disso, vai conseguir, eventualmente, obter visitas para o seu website, blog, loja online ou landing page, para gerar conversões e vendas.

21 dicas para aumentar fãs na Página Facebook:

​1. Configure e personalize corretamente a Página Facebook com uma boa capa e uma miniatura que represente bem o projeto (por exemplo, logótipo com boa visibilidade). Deve também ser preenchida toda a informação relevante no “Sobre” da página: morada, descrição, email, telefone e outras informações. Defina o username e link personalizado.

2. Publique conteúdos em formatos diversificados com temas de muito interesse para o seu público, de forma regular e consistente. Aplique a regra 80-20, com 80% de conteúdos de interesse do seu público e 20% de conteúdos institucionais ou comerciais.

3. Publique vídeos de forma nativa, carregando o ficheiro diretamente na página, para obter mais alcance e mais interação. Sempre que possível opte por vídeos até 60 segundos e capte a atenção nos primeiros 3 segundos.

4. Realize transmissões em direto regularmente com smartphone, computador ou recorrendo a soluções profissionais. Utilize a funcionalidade de agendamento de transmissões, disponível nas ferramentas de publicação, para que o seu público subscreva notificações das transmissões.

5. Surpreenda com fotografias 360 e vídeos 360, de forma relevante. Dê largas à criatividade, aproveitando os conteúdos 360 para gerar imagens tinyplanet.

6. Analise as estatísticas para perceber que conteúdos resultam melhor, efetuando uma correlação com crescimento ou perda de fãs.

7. Insira a Caixa Gosto (em vez de ícone clicável) no website ou no blog e integre também com outros plugins: botão gosto, partilhar, comentários, enviar, citação, ou popup para se tornar fã. Incorpore conteúdos do Facebook no blog. Coloque o link da página Facebook na biografia do seu perfil no Blog (ou em guest post).

8. Utilize a lista de email para comunicar com um tema interessante que pode ser remetido para permalink do conteúdo da página Facebook, incentivando para tornar-se fã da página, indicando um bom motivo para tal (ofertas exclusivas, passatempos, notícias do setor, etc.).

9. Inclua link personalizado da página Facebook na assinatura de email, noutros social media e em meios offline (faturas, sacos, merchandising, etc.). Por exemplo, colocar link do tipo www.fb.com/vascomarques.net na descrição do perfil Instagram.

10. Utilize o seu perfil para partilhar conteúdos, no caso de haver grande afinidade entre o perfil e a página. Por exemplo, um empreendedor, startup, etc.

11. Partilhe com o seu perfil os conteúdos da página em grupos relevantes. Deve ser feito de forma contextualizada e apenas em grupos em que já participa.

12. Identifique a página noutras publicações de perfil ou de outras páginas.

13. Identifique um produto numa publicação (tem de ativar a nova funcionalidade de loja online do Facebook), ficando a página associada em destaque por baixo do conteúdo.

14. Convide amigos com o seu perfil para Gostar da página: > Clicar no Botão “Mais”, e em “Convidar amigos”.

15. Identifique a Página, no seu perfil, como o seu local de trabalho.

16. Identifique pessoas em fotografias de eventos.

17. Crie anúncios com uma segmentação ajustada, com campanhas eficientes.

18. Realize passatempos, caso faça sentido para a sua atividade e o público-alvo demonstre interesse.

19. Identifique outras páginas na sua publicação sempre que relevante, para que possam eventualmente partilhar o seu conteúdo. Torne-se fã de outras páginas, como página. Comente como página em assuntos relevantes de outras páginas com grandes audiências e público relacionado.

20. Efetue um diagnóstico da página Facebook, através de ferramentas automatizadas ou recorrendo a um profissional especializado.

21. Deixei para o fim esta dica por ser muito interessante e, provavelmente, desconhece-a. Convide quem gostou de publicações a gostar da Página. Basta, para isso, clicar nas reações de uma publicação e convidar como página, todas as pessoas que ainda não são fãs. O mais interessante é que o convite vai em nome da página!

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​* CEO da WeB2Business e autor dos livros Marketing Digital 360, Vídeo Marketing e Redes Sociais 360. Saiba mais em www.vascomarques.eu.